sábado, 7 de junho de 2008

SI-IV

Neste SI -IV pude visualizar a importância do auto-planejamento. A noção de que se deve realizar um auto-aperfeiçoamento de forma contínua não é nova para mim, pois sempre leio muito e converso muito com colegas que cursam outras faculdades. Porém, o que há de novo é que devemos planejar para isto e ainda a idéia de criar grupos de discussão e estudo com pessoas que também tem este interesse. No meu pllanejamento inicial, para este semestre, ainda coloquei necessidades muito individuais, mas que preciso satisfazer para a própria faculdade no momento.

TICS

Na interdisciplina TICS, pude aprender sobre a escrita colaborativa. Achei bastante interessante examinar o que já havia sido escrito pela colega e, após ler textos sobre o assunto em questão, dar continuidade ao texto, de forma que houvesse um mesmo sentido de abordagem. Demanda bastante vontade, pois não é exatamente difícil. Temos que nos disponibilizar em focar atenção para interpretar, o mais corretamente possível, o que foi escrito anteriormente. Outra situação de aprendizado ocorreu ao saber que também na área das tecnologias existem profissionais discutindo as concepções de aprendizagem a partir dos recursos desta, em uma perspectiva libertária, onde não é a máquina o centro , mas sim o ser humano que a utiliza. Eu ainda trazia , por falta de informações, uma visão preconceituosa à respeito do tema.

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELOS ESTUDOS SOCIAIS

Nesta interdisciplina, percebi a importância clara de procurar planejar desde o início de forma que o aluno acesse suas memórias. Através delas podemos construir com mais facilidade as noções de espaço e tempo e trabalhar de forma mais integrada. Sempre trabalhei com a identidade das crianças, mas levá-los às suas lembranças que se dão através da memória de seus familiares não havia trabalhado tão intensamente. Muitas vezes fica-se trabalhando a parte de geografia dos Estudos Sociais sem vinculá-la a esta identidade construída por memórias.