sexta-feira, 4 de abril de 2008
Aprendizagens no processo de construção do Portifólio 2007
A contrução do ´Portifólio de Aprendizagens em 2007 propiciou-me uma parada para realmente refletir sobre interdisciplinaridade. Me dei conta da forma como nos estão sendo disponibilizados os agrupamentos de interdisciplinas a cada semestre.Existe uma preocupação em que estejam relacionadas para que possam explicitar este conceito. Na minha percepção, o campo da ludicidade permeou todas as outras áreas, mas realmente só conclui isso ao reler os textos que já havia estudado e que continham as visões de Piaget, Vygotsky e Freud sobre o significado do lúdico na vida do indivíduos. As releituras associadas às práticas que havia realizado com as crianças assim como às falas feitas nos diversos fóruns me propiciaram vários insights.Aliás esta foi outra aprendizagem; a relevância que os fóruns têm apresentado. Através deles temos acesso a todo tipo de problemas e sucessos no processo ensino-aprendizagem, especialmenter no que tange à relação professores-alunos. Conseguimos, digamos assim, universalizar alguns temas que nos pareciam tão particulares. A constatação de identidades ou grandes diferenças no modo como cada professor age, nos conduz a um mundo de reflexões importantes que contribuem para mudanças bastante grandes na nossa "conduta" como professores. Muitas falas das colegas me tocam profundamente, me questionando e abrindo possibilidades de melhorar minha atuação em aula. Eu diria que observo um caminho claro de construção de uma práxis. A teoria iluminando nossa prática ao mesmo tempo que essa, a partir da discussão socializada remete modificaçãoes à teoria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário