sábado, 12 de abril de 2008
domingo, 6 de abril de 2008
Reflexões sobre as linhas de tempo de colegas e da minha.
Tive a oportunidade de ler as linhas de tempo das colegas Isabel Cristina Machado, Sirley Wolschick de Souza e Ana Adállia Mena da Silva. O que percebi em comum , foi um vínculo familiar muito forte, com a crescente construção da vida pessoal de forma bastante saudável. No entanto, enquanto as "grandes decisões são tomadas no país, no caso sobre tecnologias em educação, no dia a dia todas elas viveram sem ter acesso a estas decisões.Tudo fica restrito a uma faixa intelectual privilegiada, ainda que no papel aprosposta fosse outra. A ùnica excessão foi Isabel que ainda teve acesso em seu emprego. Da mesma forma, minha trajetória de vida pessoal se deu à margem do desenvolvimento tecnológico, ainda que estivesse sempre voltada para a democratização de todas as áreas que tangem ao desenvolvimento humano. Só vim a ter contato sistemático com computadores quando fui diretora do Museu Arqueológico do RS no Governo Olívio, em nível Estadual.
sábado, 5 de abril de 2008
XTIMELINE -LINK
http://www.xtimeline.com/timeline/Tecnologias-da-Inform-225-tica-em-Educa-231-227-
Para mim foi um pouco complicado realizar a linha do tempo. Infelizmente não pude recorrer ao pólo e tentei me virar sozinha. eu já havia feito toda a comparação na própria xtimeline, com datas, mas fiz numa página em que aparecia o texto corrido, uma data embaixo da outra. Já havia feito isso dia03 .04, mas não conseguia colocar na linha propriamente dita. Desde ontem à noite que decidi experimentar todos os comandos até que achei os corretos. Foi cansativo, mas fiquei contente, pois consegui colocar em ação o pensamento dedutivo. Realmente a vontade de aprender e a necessidade são boas aliadas. Isto me remete ao aprendizado das crianças, os temas que lhes tocam a necessidade puxam para cima a vontade de aprender e o aprendizado acaba acontecendo.
Para mim foi um pouco complicado realizar a linha do tempo. Infelizmente não pude recorrer ao pólo e tentei me virar sozinha. eu já havia feito toda a comparação na própria xtimeline, com datas, mas fiz numa página em que aparecia o texto corrido, uma data embaixo da outra. Já havia feito isso dia03 .04, mas não conseguia colocar na linha propriamente dita. Desde ontem à noite que decidi experimentar todos os comandos até que achei os corretos. Foi cansativo, mas fiquei contente, pois consegui colocar em ação o pensamento dedutivo. Realmente a vontade de aprender e a necessidade são boas aliadas. Isto me remete ao aprendizado das crianças, os temas que lhes tocam a necessidade puxam para cima a vontade de aprender e o aprendizado acaba acontecendo.
Aprendizagens no processo de apresentação do Portifólio 2007
Após ter configurado várias aprendizados comentados no texto anterior, a necessidade de fazer uma apresentação mais compacta, por força do tempo, mas que fosse objetiva e compreensível me introduziu na aprendizagem de utilização de Power Point com o qual nunca havia lidado. Tive que procurar assessoria em uma lanhouse, mas depois consegui sozinha. Aquela forma de apresentação me deu mais confiança para articular minha fala de forma sucinta. Percebi que ao ler alguns pontos chaves, no momento, os pensamentos fluíam. Durante a apresentação das colegas, pude observar como qualificar uma próxima apresentação, como por exemplo, utlizar letras grandes para que os outros participantes pudessem acompanhar, colocar fotos e imagens também maiores. Apresentar em ítens evitando muita escrita. Além dessa área tecnológica pude registrar várias formas de trabalho com as crianças e que ainda não haviam aparecido em outras instâncias de trocas, anteriormente.
sexta-feira, 4 de abril de 2008
Aprendizagens no processo de construção do Portifólio 2007
A contrução do ´Portifólio de Aprendizagens em 2007 propiciou-me uma parada para realmente refletir sobre interdisciplinaridade. Me dei conta da forma como nos estão sendo disponibilizados os agrupamentos de interdisciplinas a cada semestre.Existe uma preocupação em que estejam relacionadas para que possam explicitar este conceito. Na minha percepção, o campo da ludicidade permeou todas as outras áreas, mas realmente só conclui isso ao reler os textos que já havia estudado e que continham as visões de Piaget, Vygotsky e Freud sobre o significado do lúdico na vida do indivíduos. As releituras associadas às práticas que havia realizado com as crianças assim como às falas feitas nos diversos fóruns me propiciaram vários insights.Aliás esta foi outra aprendizagem; a relevância que os fóruns têm apresentado. Através deles temos acesso a todo tipo de problemas e sucessos no processo ensino-aprendizagem, especialmenter no que tange à relação professores-alunos. Conseguimos, digamos assim, universalizar alguns temas que nos pareciam tão particulares. A constatação de identidades ou grandes diferenças no modo como cada professor age, nos conduz a um mundo de reflexões importantes que contribuem para mudanças bastante grandes na nossa "conduta" como professores. Muitas falas das colegas me tocam profundamente, me questionando e abrindo possibilidades de melhorar minha atuação em aula. Eu diria que observo um caminho claro de construção de uma práxis. A teoria iluminando nossa prática ao mesmo tempo que essa, a partir da discussão socializada remete modificaçãoes à teoria.
TEXTOS
Mais uma vez criei um novo blog, em razão dos vários problemas acontecidos em 2007. Vários tutores e monitores acompanharam a situação. Então, agora criei um novo e-mail, para ver se o problema fica resolvido Enviarei
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