No eixo três, tivemos interdisciplinas que abordaram música, teatro, literatura infanto-juvenil, artes visuais e ludicidade.
Todas elas apresentaram alguns conceitos e metodologias que possuíam muito em comum. Primeiramente, levar aos aprendentes a noção de que estas são áreas do conhecimento que não pertencem somente a um grupo de pessoas entendidas do assunto. A música e artes visuais são expressões de todo o ser humano, e portanto, cada indivíduo se relacina com elas de sua maneira, sem haver um certo ou errado. Segundo, todas são áreas de expressão do self . Os alunos, se trabalhados através delas, podem reconstruir identidades, podem entrar em contato com os sentimentos, não somente com a razão e podem desenvolver operatoriedade.
A ludicidade perpassa todas essas áreas. Permite que o indivíduo encontre seu ponto de intersecção entre o a realidade e o ilusório, entre o objetivo e o subjetivo, e nesse momento a criação acontece. Não há, em minha opinião, criação sem ludicidade. A criação traz prazer, traz tranquilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário