quarta-feira, 22 de abril de 2009

Psicologia II

Foi bastante importante para mim, retomar o conceito de aprendizagem na interdisciplina de Psicologia nesse semestre, especialmente ao ler alguns textos novos do professor Fernando Becker e relacioná-los com textos que já haviam sido lidos anteriormente, desse mesmo autor. Confesso que continuo lendo e relendo seguidamente. Trago os textos sempre comigo pois o autor tem a felicidade de explicar Piaget e a epistemologia que embasa o construtivismo de uma forma que eu não diria fácil, mas que me permite facilitar a compreensão da mesma. Entender os conteúdos como recortes do conhecimento que servem apenas para alavancar o estudo de um determinado tema é diferente de entendê-los como um fim em si mesmos. Entender que o conhecimento não é algo que se recorta e se toma para memorizar tal como ele é, mas que ele, ao ser acessado é sempre reinterpretado em uma relação estabelecida entre esse (objeto) e quem o acessa (o sujeito), não é realmente fácil. Especialmente após anos de formação cujas epistemologias que a embasaram foram empiristas (diretivas) e/ou aprioristas(não-diretivas)

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Ótima postagem Zilá! Trazes reflexões sobre a interdisciplinas e pessoais a partir das leituras sugeridas. Abração, Sibicca