segunda-feira, 16 de novembro de 2009
LINGUAGEM E EDUCAÇÃO
Ter contato com o pensamento da educadora Magda Soares, é bastante gratificante, pois devolve a nós professores um pouco de nossa autoconfiança. Gostei ver como ela explica de uma forma simples as diferenças de entendimento entre método e teoria. Certamente, é o próprio aprofundamento do estudo da língua, de como acontecem os processos de leitura escrita que cria algumas compartimentações, porém, com a experiência em sala de aula, os professores podem perceber que situações são coerentes com outras, que auxiliam o aluno a construir sua forma de aprender. Considero muito relevante sua fala a respeito do construtivismo, afirmando-o enquanto teoria. Também considero que houve um equívoco quando foi vivido como um método. Isso é a redução de uma teoria de desenvolvimento cognitivo que cavou fundo e marcou definitivamente um novo olhar sobre as etapas de aprendizagem das crianças. Aprender a ler codificando e decodificando não impede que sejam construídos simultaneamente o sentido, a compreensão e as funções da leitura e escrita.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Zilá!! Ótima postagem!! Trazes um assunto muito importante nessa postagem, qual seja, a necessidade de não convertermos a teoria em método, pois ela nos fornece subsídios para pensar o nosso fazer e não deve ser compreendida como prescrição de como fazer. ABração!!!
Postar um comentário