Este semestre, certamente, nos fará revisar tudo o que aprendemos em teoria, ainda que as interdisciplinas já cursadas nos conduzissem a praticarmos com nossos alunos, construindo a vinculação entre o pensar e o fazer para então elaborarmos nossos pontos de vista sobre determinada área de conhecimento e sobre a educação como um todo.
Na escola em que farei meu estágio, as aulas já iniciaram em 22 de fevereiro desse ano.Isso me permitiu já perceber como as crianças se relacionam,quais são algumas características emocionais/sociais, como reagem às propostas, sua origem sócio econômica, causas de algumas dificuldades com a escola e suas aprendizagens. Já iniciei um trabalho de autorreconhecimento de suas identidades individuais, e ancestralidade que deve percorrer quase todas as áreas do conhecimento. Tenho tentado vincular os conteúdos trabalhados até agora e estou preparando uma atividade start para um PA, que será uma ida à Porto Alegre, com as três turmas de quarta séries, onde visitaremos alguns locais que também poderão ensejar trabalhos de pesquisa em diversas áreas. Felizmente houve uma mudança no sistema de utilização do laboratório, através da qual poderei ocupar o laboratório de informática muitas vezes na semana, caso outros professores não se habilitem. Essa possivelmente será outra tarefa; incentivar os próprios colegas a ocuparem mais esse espaço. Já utilizei duas vezes para trabalhar com programinhas instalados,dos quais as crianças gostaram muito. Estou aguardando ansiosamente a vinda da Internet até final da próxima semana. Faltam poucos arranjos de estrutura para receber o sinal. Há uma situação que tem me causado preocupação. A escola passará por reformas nesse ano, haverá turmas que terão de ser deslocadas para um outro local. Isso pode causar transtornos ao projeto, pois possivelmente essa facilidade de acesso ao laboratório, será prejudicada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário