quarta-feira, 5 de maio de 2010

Passos do PA

Quando realizamos o esboço de arquitetura pedagógica para esse ano, coloquei tudo o que realmente pensava fazer com as crianças para esse semestre. Logicamente, fiz as adaptações necessárias depois do início das aulas, após conhecer minimamente a turma. Tenho seguido todos os passos e estou cada vez mais encantada de utilizar o laboratório de informática. A atividade disparadora foi uma ida à Porto Alegre, onde visitamos vários locais, conforme já relatei em postagens anteriores, depois fiz uma atividade de recorte e colagem onde as crianças representaram através de uma imagem o que queriam pesquisa, ou seja, "conhecer mais sobre". Uma menina fez o papel de relatora e copiou do quadro as diversas perguntas. Mais tarde, um dos grupos elaborou sua pergunta, embora em vez de refiná-la, ampliou-a. Mas, sob meu ponto de vista está de acordo com seu pensamento infantil e de acordo com sua curiosidade. Os dois outros grupos ainda definirão as perguntas. Dois grupos pesquisarão sobre os aviões, dois sobre pintura e um sobre escultura. Para criar os pbworks das crianças, no entanto, tive de antecipar alguns passos, que havia previsto para depois e não havia me dado conta que eles precisavam vir antes. Primeiramente nós copiamos em um editor de textos uma lista de palavras solicitada sobre o passeio.(oportunidade de trabalhar ortografia) Depois criamos os e-mails de cada um da turma, em seguida criamos o pbworks de cada um, já abrimos a FrontPage com dados de identificação(também trabalhando letra maiúscula e minúscula em nomes próprios) e hoje eles inseriram um gif de flores na página para enfeitá-la. Não conheciam os gifs, ficaram fascinados. Quando inseriram, então, exclamaram, um "oh!" geral. Parecia que estavamos fazendo mágica.
Tenho ido quase todos os dias ao laboratório. E estou começando a tomar o gosto de trabalhar com as crianças no laboratório. Esse talvez esteja sendo o meu grande aprendizado no estágio. Vejo como as crianças se acalmam e progridem no manuseio das ferramentas existentes no computador. Além disso, criamos uma tabela que já havia sido feita no caderno. Viram como era fácil e prático. Fico contente, pois antes as crianças só desenhavam e jogavam, o que já era bom... mas com a internet as opções tornaram-se infinitas para o aprendizado do uso das tecnologias.

Um comentário:

Maria del Carmen disse...

Oi, Zila, podes nos contara tuas aprendizagens durante esta semana?
Abraços