quinta-feira, 11 de junho de 2009
PSICO II
Esse ano, estou lecionando duas 4ªs séries, como já me referi em diversas outras postagens, seja no blog ou nos fóruns ou mesmo, em textos solicitados pelos professores. As crianças das duas turmas, apresentam desenvolvimento da expressão oral e escrita completamente diferentes. Na E.E.E.F., as crianças são oriundas de classe média baixa, tendendo à média, possuem famílias um tanto estruturadas, com pais que possuem empregos mais estáveis, que acompanham o processo de desenvolvimento escolar das crianças, que cuidam de sua higiene, que procuram participar auxiliando a escola em suas necessidades. Muitos tem carro, as crianças vão ou voltam com transporte escolar, as crianças, em casa, tem DVD, computador, aparelhos de CD próprios, passeiam com os pais, e conversam muito com eles.No turno inverso, ficam em casa ou vão a algum curso. Auxiliam na casa ou cuidam de irmãos. Essas crianças, na escola, apresentam seus estádios de desenvolvimento de socialização, gênese do pensamento e afetividade muito mais par e passo com sua idade cronológica.(estádio operatório concreto) Não quero dizer com isso, que não tenham inúmeros problemas tanto econômicos como familiares e sei que precisam de grande orientação para o aprendizado. Note-se, também, que não estou afirmando que “estão no estádio” categoricamente. Nas aulas, dançam, cantam criam, são mais harmônicas, menos violentas em suas condutas umas com as outras. Cooperam bem mais que seus coleguinhas de séries anteriores e já argumentam melhor. Na escrita, apresentam poucos erros ortográficos e maior articulação da escrita. Como exemplo, em um trabalho, uma menina, escreveu três historinhas que ocuparam três páginas de caderno e fez três erros de ortografia.
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Um comentário:
Oi Zilá, certamente o acompanhamento do adulto influencia no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Interessante também atentarmos para os casos que podemos chamar de "extremos", ou seja, crianças que, teoricamente, tem as mesmas condições emocionais e financeiras que os colegas, mas apresentam dificuldades e, crianças que participam de um grupo no qual grande parte possui dificuldades, mas elas conseguem avançar na sua escolarização. Abração, Sibicca
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