quinta-feira, 11 de junho de 2009

PSICO II

Análise.

No texto de Piaget, “Os estágios de desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente” está colocado: “é necessário que primeiramente a ordem de sucessão das aquisições seja constante. Não a cronologia, mas a ordem de sucessão.” E mais adiante: “essa cronologia é extremamente variável; ela depende da experiência anterior dos indivíduos e não somente de sua maturação, e depende principalmente do meio social que pode acelerar ou retardar o aparecimento de um estádio, ou mesmo impedir o aparecimento de sua manifestação.” Ao ler esse texto, e observar minhas turmas, acabei fazendo a comparação de estádios em que se encontram e principalmente constatei o que já venho afirmando sempre, que o meio social pode não ser determinante, definitório, como alguns afirmam, mas ele prepondera. E acima de tudo gostaria de clarear que devemos entender o meio social como constituído por componentes culturais e econômicos. A própria cultura é permeada pela condição econômica. Certamente estou sendo repetitiva, mas ainda não fui convencida do contrário. Além disso, penso que se as crianças não podem expressarem-se em casa de forma harmônica, que se não existe o diálogo em casa, e que se a escola não abre espaço para que falem, não há como se desenvolver a linguagem, extremamente necessária para o desenvolvimento mental, para a construção das estruturas e esquemas de assimilação e acomodação. Por consequência, o desenvolvimento da escrita também pode ficar prejudicado. Para finalizar, preciso colocar que não estou me mantendo somente no nível das análises e constatações, mas tenho tomado medidas efetivas para auxiliar as crianças em seu desenvolvimento e uma delas é o início da realização de avaliações semanais, com a turma, sobre todos os aspectos da aula, a fim de que consigam aprender a falarem melhor, argumentarem e assim, sentirem-se ouvidas e com poder de decisão.

2 comentários:

celilutz1 disse...

Querida Zilá:
São importantes e profundas as tuas reflexões. Percebe-se o quanto te preocupas em observar e conhecer a realidade dos teus alunos. Condição que auxilia muito, com certeza, na realização de um bom trabalho. Continua trazendo os resultados das tua práticas, pois, a partir delas, podemos crescer juntos.Com relação à aplicação de avaliações semanais, já tens algum retorno? Como os alunos estão reagindo? Que respostas estão dando?
Abraço.
Celi

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Zilá, faço minhas as palavras da Celi. Nessa postagem demonstras como estás atenta tanto aos aspectos teóricos quanto às questões cotidianas que se colocam no teu trabalho. Parabéns pelas reflexões e pelas iniciativas que, certamente, farão diferença na formação de teus pequenos. Abração, Sibicca