sábado, 12 de setembro de 2009

LIBRAS


Achei muito interessante a aula de LIBRAS; pude revisar algumas questões que havia visto no curso que fiz pela FADERS, no ano de 2000. Especialmente, julgo importante o entendimento da identidade e da cultura de surdos. Tive a oportunidade, na época em que fiz o curso já citado, de visitar a sociedade de surdos que fica situada próxima ao Jardim Botânico em Porto Alegre. Fizemos nossa finalização do trimestre conversando com surdos que frequentam o local. Uma moça, na ocasião me relatou da dificuldade que teve com sua família, pois como possuía um pouco de audição, sua mãe desejava que ela oralizasse. Não lhe propiciava contato com outros surdos. Ela sentia-se tímida e tinha dificuldades de se relacionar, pois não conseguia expressar-se com naturalidade, e sua voz saía alterada. Quando cresceu. procurou sua identidade junto a grupos de surdos e aprendeu LIBRAS. Naquele momento, sentia-se a vontade para dizer que estava muito mais feliz e também havia casado. Sua autoestima tinha aumentado muito. Sua expressão era muito mais espontânea do que antes. Trabalhar contra o preconceito é ainda bastante necessário, muitas vezes pensamos que as pessoas já tem uma compreensão diferenciada, e no entanto ainda há muitos problemas relacionados a aceitação do surdo em sua família.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Zilá! Muito legal essa tua postagem, trazes vários elementos para pensarmos sobre o desafio de se trabalhar com a educação de surdos. Abração, Sibicca