Estou gostando muito de cursar a interdisciplina de Linguagem e Educação pois realmente ela tem trazido muitos elementos novos para mim. Apesar de eu já trabalhar com as crianças apresentando diferentes gêneros de texto, sempre tive a escrita como uma incógnita. Quando li o texto de Kleimann fiquei bastante contente e surpresa de uma certa forma. Ainda que busque leituras extras, percebo a importância do meio acadêmico em nivel superior. Quantas produções e pesquisas tem sido feitas e que ainda não possuem uma mínima inserção no meio docente, especialmente o de escolas públicas. O conceito de letramento autônomo me clareou muito. Me fortaleceu de certa forma. Coloquei para as supervisoras das duas escolas. Uma ficou a pensar.. a outra não sei. Certamente no próximo ano iniciarei pelo diálogo com as crianças. Realmente deve ser muito dificil para elas articularem suas idéias em textos argumentativos e ou expositivos. A estrutura é diferente daquela a que estão acostumados a vivenciar diariamente que é a fala, ou seja, o diálogo. A maior parte do tempo falam informalmente, seu vocabulário é adquirido conforme suas experiências na família, com os coleguinhas, nas brincadeiras, em suas igrejas e ou passeios. Realmente o vocabulário apresentado em sala de aula, fica bem distanciado do que se habituaram a ver e compreender. Claro que não estou dizendo com isso que não devamos apresentar um outro vocabulário. Esse é nosso papel enquanto docentes, iluminar suas vivências com cientificidade, estimulando-os à formalização. Precisamos, no entanto, iniciar pelo que já trazem e incentivá-los ao registro escrito. É o que consideramos de conhecimentos prévios, que muitas vezes é falado mas não compreendido.
domingo, 11 de outubro de 2009
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Um comentário:
Oi Zilá!! Muito legal essa tua postagem, resgatas aspectos do texto e comentas sobre as reflexões que construiste a partir dele. Abração!!
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