Como previsto em meu esboço de arquitetura pedagógica, preparei como atividade motivadora e ativadora para desenvolvimento de PA com as crianças, uma ida à Porto Alegre. Várias crianças já haviam estado lá, outras não. O roteiro inicial era Jardim Botânico, com monitoria, estádios do Grêmio e Inter, MARGS e Palácio Piratini. Se possível o Aeroporto. Fomos em três quartas-séries. Felizmente, dos meus só faltaram três crianças, embora, também tenha sido uma pena. Por isso, além dessa atividade, tenho desenvolvido uma série de outras frentes, como já me referi, para que elas também possam desenvolver um PA.
No Jardim Botânico, o monitor dividiu a turma e fizemos duas rotas contrárias. Achei excelente a forma de trabalho com as crianças. Em nosso caso foi um homem que prestou o atendimento e fez associações o tempo inteiro, especialmente com o próprio corpo das crianças. Mata ciliar: associou com os cílios, solicitava às crianças que passassem os dedinhos nos cílios e perguntava o que protegiam, fez o mesmo com a mata ciliar, indicando que protegiam a água. Depois pedia que gritassem, repetindo os dois movimentos. Fez muitas associações diferenciadas.Foi bastante dinâmico o processo. Nos estádios, somente entramos e caminhamos um pouco ao redor do campo e arquibancadas. O monitor do Grêmio, falou do projeto "A Escola vai ao Jogo" É só agendar e a escola assiste gratuitamente ao um jogo do time. No MARGS, conseguimos visitar duas salas de exposição no terceiro andar. As crianças ficaram impressionadas com os tamanhos das telas. Durante todo o tempo pediam para visitar o Aeroporto. Então abdicamos do Palácio e fomo para lá. Elas adoraram!!!! Vimos três aviões decolando e dois aterrissando. Tiraram muitas fotos. Acharam o saguão do aeroporto muito lindo e gostaram de se embolar na escada rolante. Na vista para os aviões tiraram muitas fotos. Ficaram quase que totalmente em silêncio. Penso que foi o que mais os tocou. A partir daí, na aula, conversamos bastante, e solicitei uma explosão de palavras. Fizeram uma lista de palavras que lembravam o passeio. Depois relataram, por escrito como tinha sido o passeio e o que viram. A seguir registraremos as palavras no computador, porém no word, pois a internet ainda não chegou. Em outra oportunidade, passaremos para um pbworks.
No Jardim Botânico, o monitor dividiu a turma e fizemos duas rotas contrárias. Achei excelente a forma de trabalho com as crianças. Em nosso caso foi um homem que prestou o atendimento e fez associações o tempo inteiro, especialmente com o próprio corpo das crianças. Mata ciliar: associou com os cílios, solicitava às crianças que passassem os dedinhos nos cílios e perguntava o que protegiam, fez o mesmo com a mata ciliar, indicando que protegiam a água. Depois pedia que gritassem, repetindo os dois movimentos. Fez muitas associações diferenciadas.Foi bastante dinâmico o processo. Nos estádios, somente entramos e caminhamos um pouco ao redor do campo e arquibancadas. O monitor do Grêmio, falou do projeto "A Escola vai ao Jogo" É só agendar e a escola assiste gratuitamente ao um jogo do time. No MARGS, conseguimos visitar duas salas de exposição no terceiro andar. As crianças ficaram impressionadas com os tamanhos das telas. Durante todo o tempo pediam para visitar o Aeroporto. Então abdicamos do Palácio e fomo para lá. Elas adoraram!!!! Vimos três aviões decolando e dois aterrissando. Tiraram muitas fotos. Acharam o saguão do aeroporto muito lindo e gostaram de se embolar na escada rolante. Na vista para os aviões tiraram muitas fotos. Ficaram quase que totalmente em silêncio. Penso que foi o que mais os tocou. A partir daí, na aula, conversamos bastante, e solicitei uma explosão de palavras. Fizeram uma lista de palavras que lembravam o passeio. Depois relataram, por escrito como tinha sido o passeio e o que viram. A seguir registraremos as palavras no computador, porém no word, pois a internet ainda não chegou. Em outra oportunidade, passaremos para um pbworks.
3 comentários:
Olá, Zilá. Gostaria de saber como você fará para envolver os três crianças que faltaram ao passeio? Que outras frentes você pensa em utilizar?
abs
A própria pintura de Tarsila, onde eles estão experenciando mexer com cores e desenho com pincel. A correspondência.Os vários livros que tenho lido para eles. Todas são ações que poderiam sucitar alguma curiosidade. Mas, como contamos sobre o passeio, conversamos, falamos sobre tudo que lhes chamou a atenção, e como o aeroporto foi o que mais todos queriam ver, na hora de colocar sobre o que queriam saber mais, pesquisar, eles quiseram saber sobre aviões, também.
Postar um comentário