Em Português, descobri um livro didático da autora Magda Soares, de quem lemos vários textos na Interdisciplina de Linguagem. Aliás também li um livro dela, nas férias, intitulado"LINGUAGEM E ESCOLA" - Uma perspectiva social, sobre o qual comentarei em próxima postagem.
No livro são sugeridos vários temas que iniciam por um tema principal que é a coleção. Nomeia e define vários tipos e coleções e seus colecionadores. Expliquei incluive que existe um livro que registras todos os feitos mais famosos de pessoas, inclusive de colecionadores; o Guiness Book (isto também está no livro). Apresentava coleções de bolinhas de gude, de selos, cartões telefônicos, e outras. A turma escolheu iniciarmos uma coleção de cartões telefônicos. (Vamos ver onde vai dar...). E a partir dali, cada criança, quando se lembra traz um parte de sua coleção. Apareceram em aula, coleção de bolinhas de gude, carrinhos hot wheel, imagens do Reinaldo Gianechinni, gibis, tampinhas de garrafa, selos, e outras. Apresentei, então, o selo, com suas partes de identificação: O desenho, o nome do autor do desenho, o valor, o país, etc..Vimos que o valor do selo paga todo o serviço envolvido nas trocas de cartas entre as pessoas. Agora, vamos trabalhar o envelope, onde se escrevem os dados do remetente e do destinatário e já me informei sobre a carta social, no correio.Iniciaremos o texto carta e postaremos carta social no Correio, onde pretendo levá-los. Como é um pouco distante do Centro, tentarei um transporte da Prefeitura para participarmos da hora do conto na Biblioteca pública municipal e aproveitaremos para postar as cartas.
No livro são sugeridos vários temas que iniciam por um tema principal que é a coleção. Nomeia e define vários tipos e coleções e seus colecionadores. Expliquei incluive que existe um livro que registras todos os feitos mais famosos de pessoas, inclusive de colecionadores; o Guiness Book (isto também está no livro). Apresentava coleções de bolinhas de gude, de selos, cartões telefônicos, e outras. A turma escolheu iniciarmos uma coleção de cartões telefônicos. (Vamos ver onde vai dar...). E a partir dali, cada criança, quando se lembra traz um parte de sua coleção. Apareceram em aula, coleção de bolinhas de gude, carrinhos hot wheel, imagens do Reinaldo Gianechinni, gibis, tampinhas de garrafa, selos, e outras. Apresentei, então, o selo, com suas partes de identificação: O desenho, o nome do autor do desenho, o valor, o país, etc..Vimos que o valor do selo paga todo o serviço envolvido nas trocas de cartas entre as pessoas. Agora, vamos trabalhar o envelope, onde se escrevem os dados do remetente e do destinatário e já me informei sobre a carta social, no correio.Iniciaremos o texto carta e postaremos carta social no Correio, onde pretendo levá-los. Como é um pouco distante do Centro, tentarei um transporte da Prefeitura para participarmos da hora do conto na Biblioteca pública municipal e aproveitaremos para postar as cartas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário