Ao reler as postagens sobre a aprendizagem de jovens e adultos, continuo validando o que escrevi naquela época. Gostaria, apenas, de dizer que ainda não vejo grandes modificações no trabalho desenvolvido com eles. Especialmente no Ensino Médio noturno, regular. As matérias são apresentadas com o único fim de preparação para o vestibular. Não existe a tomada prévia da identidade do grupo, de seus desejos e necessidades. A grande maioria trabalhadora, tem que trabalhar inclusive aos fins de semana em horários de dez a doze horas por dia. Quando chegam na aula, querem se relacionar socialmente e fazem pressão para sair mais cedo. Acredito que deveria ser colocada uma disciplina, com horário estruturado durante a semana, em que fosse trabalhado o aspecto lúdico, com criação, com o espaço para o encontro do grupo enquanto amizade. As disciplinas de sociologia, história e filosofia, deveriam trabalhar na perspectiva de formação política. (veja-se que não estou me referindo à política partidária)Deveriam montar estrutura para visitação à câmara de vereadores, a fim de se inteirarem da correlação de forças dentro da mesma, que assuntos são discutidos, enfim, trabalhar de forma a que possam realmente desenvolver o censo de cidadania.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
postagem 10 semestre 2/2010 - aprendizagem de jovens e adultos
Marcadores:
abertua política,
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