domingo, 24 de outubro de 2010

Questões étnico-raciais

Relendo as postagens sobre as identidades negras e indígenas, me lembrei de um texto apresentado nos cadernos temáticos editados pela SEC, com o propósito de serem examinados para a potencialização dos Conselhos escolares, na época em que Olívio Dutra foi governador. Nele, é discutido o currículo e suas formas de abordagem. É citado o currículo turista, especialmente em Estudos Sociais, onde as questões étnicas são somente exploradas em momentos pontuais, próximos das datas comemorativas, como se as problemáticas que as envolvem somente despertassem interesse nesses momentos. Essa situação denota que não há uma verdadeira preocupação com os vínculos entre a escola e a sociedade. A escola continua se encastelando, prendendo seus alunos específicamente aos conteúdos que ela decide que sejam necessários ao crescimento dos mesmos. Talvez resida aí, uma das grandes dificuldades da relação com os alunos e suas aprendizagens, pois não há como gostar de frequentar um ambiente que não reconhece e muito menos acolhe as peculiaridades de cada sujeito. A escola pública é um lugar em que muitos negros são frequentadores, se não é levada em conta sua cultura, não é possível haver uma relação sadia e a construção de aprendizagem por parte dos mesmos.

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