domingo, 10 de outubro de 2010

postagem 7- semestre2/2010 - a representação do mundo pela matemática

Esta foi uma interdisciplina da qual gostei muito. Obtive bons esclarecimentos quanto ao trabalho com crianças de séries iniciais. Na época, lecionava para 1ª série e 4 série. Pude desenvolver algumas práticas com essas duas turmas, as quais me fizeram enxergar resultados importantes, no sentido de oferecer cada vez mais materiais concretos para manipulação e criar atividades que estivessem mais relacionadas à suas idades. Cada vez tenho mais segurança no trabalho da área de matemática com a faixa de 07 a 10 anos. A associação com as teorias de aprendizagem, estudadas na interdisciplina de psicologia, me devolveram a tranquilidade para me posicionar frente à escola e voltar com a turma até onde julgo que há necessidade de retomar o conhecimento manifestado. Gostei bastante da atividade em que todos os polos fizeram uma listagem de atividades para serem aplicadas com as crianças e as quais tivemos acesso para comentar. Formou-se aí um formidável banco de atividades as quais recorro, de vez em quando. De lá para cá, procurei participar de oficinas da área, quando oferecidas pela escola, e pude aprender o manejo do material dourado para a realização das operações. Esse é um material muito simples de ser manejado e permite várias atividades.

Nenhum comentário: