quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

PPP

O Projeto Político Pedagógico de uma escola revela sempre qual a visão de sociedade existente por parte do conjunto de profissionais dela, a própria elaboração do documento feita somente a partir deste segmento, na maioria das vezes, com a exclusão do maior interessado que é o educando, já expõe sua posição. Um documento que é discutido sem levar em conta as opiniões de todos os segmentos envolvidos na existência da escola, no mínimo, já traz em seu bojo o germem do autoritarismo. Como tornar motivador o aprendizado daquele que já é considerado de princípio como incapaz de pensar sua vida, sua experiência? Se considerarmos que vivemos um escola que está recém iniciando sua transformação em direção à participação geral, à convivência mais fraterna, mas que ainda está impregnada de valores individualistas, então essa transformação ocorrerá, mesmo que lentamente, por caminhos de amplificação, mas se mascararmos a realidade afirmando que a escola já é democrática, ou está democratizada pela participação de pessoas em uma assembléia ao ano, por exemplo, então ainda teremos muito tempo pela frente para que novos rumos sejam apontados.

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