Estudando os instrumentos fundamentais para uma gestão escolar mais democrática, pude compreender melhor a importância do Regimento Interno e sua relação com o PPP. O Regimento Interno, possui a qualidade de assegurar o que está intencionado no PPP, porém, ao serem feitos de modo isolado, cada um em um tempo diferente, nem sempre o RI consegue cumprir seu papel na relação com o PPP. Em muitas escolas, foi construído antes dele, o que lhe impede de dar garantias ao primeiro. Acaba assim, assumindo a postura de imposição quanto ao que o PPP deve postular em termos de educação. Dentro dessa circunscrição dos princípios educacionais, acabamos vendo algumas medidas que deveriam ser tomadas para o avanço da democracia dentro da escola ficarem totalmente estagnadas ou impossibilitadas em sua implementação pela falta de previsão para que esse processo possa ocorrer. É preciso lançar mão de profundas reavalições dos Regimento Interno da escola para que se tenha maior liberdade de ação, e que esta traga benefícios mais rápidos para o avanço do processo democrático.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
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